Mas como fazer a MISSÃO, VISÃO e VALORES da minha empresa?

1 – MISSÃO:

Declara a razão de ser empresa hoje. Orienta objetivamente como a empresa deve atuar para cumprir o que está contido com a definição do negócio e na visão da organização. A Missão da organização liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão de ser.

 

PERGUNTAS FACILITADORAS QUE ORIENTAM NA CONFECÇÃO DA MISSÃO:

1 – O que a EMPRESA deve fazer?

2 – Para QUEM deve fazer?

3 – Para QUE deve fazer?

4 – COMO deve fazer?

5 – ONDE deve fazer?

6 – Qual a RESPONSABILIDADE SOCIAL a EMPRESA tem?

 

2 – VISÃO:

É a posição que queremos ocupar num cenário futuro, seja em negócios existentes, seja em uma nova composição de negócio. Deve ser uma imagem ambiciosa de um estado que deseja alcançar a longo prazo. É um marco para um ponto de chegada, para a jornada que a empresa vai enfrentar nos próximos dez anos.

 

PERGUNTAS FACILITADORAS QUE ORIENTAM NA CONFECÇÃO DA VISÃO:

1 – Qual é o nosso objetivo?

2 – Qual é a força que nos impulsiona?

3 – Quais são os nossos valores básicos?

4 – O que desejamos realizar?

5 – O que fazemos de melhor?

6 – O que mudaríamos?

 

3 – VALORES

São os princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão. São limittações éticas das ações da organização (explícitas).

 

– Usa-se somente palavras que expressam qualidades que a empresa defende.

 

Fonte: Artigos

 

Imagem: Bigstock by kasto