Mês: fevereiro 2018

Use cinto de segurança também no fretado

Os ônibus rodoviários são obrigados a ter o cinto de segurança em cada poltrona para os passageiros desde 1999. A obrigatoriedade vale em todo o país e serve para ônibus de linhas regulares e de fretamento que circulam dentro de uma mesma cidade, que ligam cidades diferentes e também em rotas entre estados e até para outros países.

No entanto, ainda poucas pessoas utilizam o dispositivo. O resultado pode ser expressado em números alarmantes: são 15 mil ferimentos e duas mil mortes por ano nas estradas.

De acordo com a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, apenas 2% de todos os passageiros têm o hábito de afivelar o cinto logo quando entra nos veículos rodoviários.

A Agepan – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos do Mato Grosso do Sul, em campanha que tem a participação da Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, ANTT, concessionária CCR MSVia e do Observatório Nacional de Segurança Viária divulgou um estudo que mostra que o uso do cinto de segurança nos ônibus rodoviários pode aumentar em sete vezes a chances de sobrevivência em acidentes.

 

Fonte: Diário do Transporte

 

Imagem: Bigstock by dolgachov

 

 

 

Os melhores museus para conhecer na cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo é repleta de atrações culturais. O município possuí mais de 100 museus espalhados pelas quatros regiões da cidade, com ricos acervos e exposições temporárias renomadas. Confira os principais e mais populares museus da cidade de São Paulo:

 

Catavento – Espaço Cultural da Criança

Localizado no centro de São Paulo, o Catavento Cultural e Educacional é bem popular entre o público infantojuvenil, o espaço busca alimentar o visitante de informação de uma forma lúdica por meio de exposições e atividades interativas.

www.cataventocultural.org.br

 

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)

Localizado no coração da cidade, Avenida Paulista, o Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – é um dos mais importantes museus do hemisfério Sul e um dos principais cartões-postais da cidade. Está na lista das dez atrações turísticas mais visitadas de São Paulo e, às terças, oferece visita gratuita ao público em geral. Nos demais dias, de quarta a domingo, o ingresso custa R$ 15.

www.masp.art.br

 

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Um dos museus mais populares da cidade, o MIS (Museu de Imagem e do Som) possuí um acervo de coletas e principais registros representativos da cultura brasileira. O espaço oferece uma mistura de obras que variam em vídeos, fotos, músicas e grandes exposições.

www.mis-sp.org.br

 

Museu do Futebol

Para os apaixonados pelo esporte, o Museu do Futebol foi inaugurado o Museu do Futebol, dentro do estádio do Pacaembu. Quem visita o local pode conferir curiosidades sobre o futebol, narradores e até treinar um chute virtual. É um dos museus mais tecnológicos da cidade, além de muito interativo.

www.museudofutebol.org.br

 

Pinacoteca

Localizada próxima à estação da Luz, a Pinacoteca recebe exposições temporárias, além do rico acervo permanente.

www.pinacoteca.org.br

 

Fonte: Catraca Livre

 

Imagem: Marcelo N Valente

 

 

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Descanso no final de semana: qualidade de vida e saúde

O trabalho e a correria do dia a dia nunca deixam você parar. Então chega o final de semana e você… continua trabalhando! Aproveita para colocar em dia todo aquele trabalho que não deu conta a semana inteira, responder e-mail e tocar os projetos que não teve tempo de dar a devida atenção. Ou então tira esse tempo para lidar com assuntos da casa e da família.

Você se identificou com essa situação? Então o seu corpo pode estar pedindo um descanso. Veja os benefícios que descansar no final de semana traz para a qualidade de vida e saúde:

 

1 –Atividades fora da rotina diminuem estresse e problemas cardíacos

A rotina do trabalho frequentemente envolve muita pressão e constantes tomadas de decisão, que, por tempo prolongado, acabam gerando cansaço, estresse, fadiga e ansiedade. E isso tende a aumentar junto com o nível de responsabilidades que o seu trabalho exige.

Muitas vezes, o simples fato de mudar de ambiente diminui a ansiedade e a sensação de pressão, dando lugar ao bem-estar. Tirar pelo menos um dia de descanso, principalmente se for praticando alguma atividade diferente ou esporte, é suficiente para quebrar o ciclo, reduzindo os hormônios do estresse. Essa pausa no trabalho também ajuda a combater pressão alta e problemas cardíacos, duas das principais consequências do estresse na saúde física.

 

2- Combater o estresse aumenta a imunidade e resistência a infecções

Outra consequência do estresse crônico é que ele diminui a nossa capacidade de resistir a infecções, manter funções vitais e até a habilidade de evitar pequenos acidentes, além de afetar o sono e a digestão. Já em estágios elevados, o estresse faz com que a glândula suprarrenal libere adrenalina e cortisol no sangue, agravando esses problemas e causando outras doenças, como a diabetes.

A boa notícia é que um estudo da Nuffield Health demonstrou que alguns dias de descanso são capazes de ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a qualidade do sono. Essas férias, mesmo que curtas, são um excelente remédio para aumentar a capacidade do corpo de lidar com o próprio estresse, fortalecer o organismo e aumentar a imunidade – combatendo os problemas diretamente na sua causa.

 

3- Uns dias de descanso diminuem irritabilidade e depressão

Um estudo realizado em Wisconsin mostrou que mulheres que tiram mais férias têm níveis mais baixos de tensão e depressão, se comparadas àquelas que não param nunca.

Esse resultado não surpreende: pessoas sob estresse tornam-se mais irritáveis, deprimidas e ansiosas. Essas pessoas tendem, aos poucos, a se tornar mais isoladas e solitárias, com tendência à depressão.

Nesse sentido, mudar de ares e fazer uma pausa no final de semana tem benefício duplo: além de combater o estresse e a ansiedade em si, uma pequena viagem possibilita vida social ativa, conhecer pessoas novas ou interagir com amigos, o que também aumenta a sensação de felicidade.

 

Fonte: Fazenda Grama

 

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Números comprovam que o ônibus é amigo do meio ambiente em São Paulo

De acordo com um estudo do IEMA, os carros de passeio são responsáveis por 65% das emissões de poluentes do setor de transportes na capital paulista e os ônibus respondem por 19% destas emissões. Vale destacar, no entanto, que os ônibus que poluem menos, transportam mais da metade das pessoas que se deslocam por dia em São Paulo.

Só por este resultado, a defesa de investimentos em melhorias nos sistemas de ônibus. Entretanto, se este dado não for analisado de maneira isolada e for comparado com outros números importantes sobre a frota da capital paulista e o número de viagens e pessoas atendidas na Grande São Paulo, aí é possível chegar à conclusão que é quase um ato homicida continuar privilegiando o transporte individual motorizado.

O que se conclui é que os ônibus atendem a mais da metade das pessoas que se deslocam na cidade de São Paulo. Por pessoa transportada, os ônibus poluem 12 vezes menos que os carros.

Assim o transporte coletivo de passageiros é uma maneira inteligente de ocupar o espaço urbano e ao mesmo tempo de oferecer qualidade de vida, reduzindo os índices de poluição.

 

Fonte: Diário do Transporte

 

 

Entenda como o Sono afeta sua Produtividade no Trabalho

Ter uma boa noite de sono é primordial para que o corpo descanse e recupere as energias para o dia seguinte. Quando dormimos pouco, o corpo tende a apresentar sinais de cansaço, falta de atenção, estresse e até mesmo doenças, já que a falta de sono é também a porta de entrada para vírus e bactérias que ocasionam gripes e resfriados, por exemplo.
Para as pessoas que trabalham, a privação do sono é ainda mais prejudicial, pois deixa o indivíduo desatento, estressado e, muitas vezes, cansado e desmotivado.

SAIBA COMO O SONO ATUA NA DISPOSIÇÃO DO CORPO E DA MENTE
O sono é uma função do organismo que promove a manutenção da saúde do corpo e da mente. Por isso, ele é fundamental para o desenvolvimento normal do cérebro e, assim, atua também na capacidade, no aprendizado e no processo de fortalecimento da memória.
Quando dormimos, os batimentos cardíacos ficam mais lentos e, consequentemente, relaxam e melhoram o fluxo sanguíneo. Também é durante a noite que ocorre a regeneração muscular e a produção de alguns hormônios que desempenham papéis essenciais no funcionamento do organismo como, por exemplo, a leptina — capaz de controlar a sensação de saciedade; o GH  — hormônio responsável pelo crescimento; e a serotonina — hormônio responsável pelo prazer.
A longo prazo, a falta de sono compromete drasticamente a saúde. Durante a primeira fase do sono profundo, acontece o pico de produção do hormônio de crescimento, aproximadamente meia hora após a pessoa dormir. Ele ajuda a manter o tônus muscular, melhora o desempenho físico, evita o acúmulo de gordura e, ainda por cima, combate a osteoporose.
Além disso, as pessoas que costumam dormir pouco têm menor quantidade de glicose no sangue e quem sofre de insônia ou costuma acordar muitas vezes durante a noite tende a ficar mais estressado e ter alterações de humor.

ENTENDA A RELAÇÃO DO SONO E PRODUTIVIDADE NO TRABALHO
O sono promove uma diferença imensa na produtividade dentro do ambiente de trabalho. Não dormir ou não ter uma noite de sono tranquila faz com que a atenção seja desviada frequentemente, o que torna mais difícil evitar interrupções.
Além de tudo, a falta de sono faz com que o indivíduo não consiga se manter alerta e atento, o que, consequentemente, pode promover a desmotivação no ambiente de trabalho.
Sono e produtividade no trabalho andam juntos, já que dormir bem aumenta a capacidade mental e, dessa forma, a produtividade também aumenta. Quanto à disposição, dormir bem reduz a fadiga e melhora o desempenho nas atividades diárias.

 

 

Fonte: Acordar Feliz

 

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Tag: Dicas, Produtividade

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Conheça 5 lugares turísticos em São Paulo

1°- Museu do Ipiranga: É um monumento em homenagem à Independência do Brasil e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

 

2°- Parque Ibirapuera: Além de áreas para atividades físicas, o Parque do Ibirapuera tem centros culturais importantes como o Museu de Arte Moderna (MAM).

 

3° – Estação da luz: A Estação da Luz foi aberta em 1901. Nos finais de semana é possível fazer uma visita histórica monitorada.

 

4° – Liberdade: O bairro da Liberdade é um reduto da cultura japonesa, possui produtos e comidas típicas, além de uma feirinha aos domingos.

 

5° – Museu do futebol: Embaixo das arquibancadas do Pacaembu fica o Museu do Futebol, que funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

 

Fonte: IG

 

Imagem: Google Maps

 

FRETAMENTO

A FRESP deu início a uma ação institucional do fretamento, que apresenta os benefícios do modal com muito bom humor. As charges retratam o cotidiano dos passageiros, tanto no fretamento contínuo quanto no turismo.

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