O trabalho e a correria do dia a dia nunca deixam você parar. Então chega o final de semana e você… continua trabalhando! Aproveita para colocar em dia todo aquele trabalho que não deu conta a semana inteira, responder e-mail e tocar os projetos que não teve tempo de dar a devida atenção. Ou então tira esse tempo para lidar com assuntos da casa e da família.

Você se identificou com essa situação? Então o seu corpo pode estar pedindo um descanso. Veja os benefícios que descansar no final de semana traz para a qualidade de vida e saúde:

 

1 –Atividades fora da rotina diminuem estresse e problemas cardíacos

A rotina do trabalho frequentemente envolve muita pressão e constantes tomadas de decisão, que, por tempo prolongado, acabam gerando cansaço, estresse, fadiga e ansiedade. E isso tende a aumentar junto com o nível de responsabilidades que o seu trabalho exige.

Muitas vezes, o simples fato de mudar de ambiente diminui a ansiedade e a sensação de pressão, dando lugar ao bem-estar. Tirar pelo menos um dia de descanso, principalmente se for praticando alguma atividade diferente ou esporte, é suficiente para quebrar o ciclo, reduzindo os hormônios do estresse. Essa pausa no trabalho também ajuda a combater pressão alta e problemas cardíacos, duas das principais consequências do estresse na saúde física.

 

2- Combater o estresse aumenta a imunidade e resistência a infecções

Outra consequência do estresse crônico é que ele diminui a nossa capacidade de resistir a infecções, manter funções vitais e até a habilidade de evitar pequenos acidentes, além de afetar o sono e a digestão. Já em estágios elevados, o estresse faz com que a glândula suprarrenal libere adrenalina e cortisol no sangue, agravando esses problemas e causando outras doenças, como a diabetes.

A boa notícia é que um estudo da Nuffield Health demonstrou que alguns dias de descanso são capazes de ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a qualidade do sono. Essas férias, mesmo que curtas, são um excelente remédio para aumentar a capacidade do corpo de lidar com o próprio estresse, fortalecer o organismo e aumentar a imunidade – combatendo os problemas diretamente na sua causa.

 

3- Uns dias de descanso diminuem irritabilidade e depressão

Um estudo realizado em Wisconsin mostrou que mulheres que tiram mais férias têm níveis mais baixos de tensão e depressão, se comparadas àquelas que não param nunca.

Esse resultado não surpreende: pessoas sob estresse tornam-se mais irritáveis, deprimidas e ansiosas. Essas pessoas tendem, aos poucos, a se tornar mais isoladas e solitárias, com tendência à depressão.

Nesse sentido, mudar de ares e fazer uma pausa no final de semana tem benefício duplo: além de combater o estresse e a ansiedade em si, uma pequena viagem possibilita vida social ativa, conhecer pessoas novas ou interagir com amigos, o que também aumenta a sensação de felicidade.

 

Fonte: Fazenda Grama

 

Imagem: Bigstock by AntonioGuillem